Nota de repúdio do Sinpro Guarulhos sobre fake news de que foi alvo

E não é que a “professora_de_verdade” é um jornalista de mentira

Em meio a ampla expectativa por um processo de retomada democrática – que privilegie a verdade e o debate franco – a qual nos ajude a superar os assombrosos anos recentes em que a realidade e a materialidade dos fatos passaram a ser intencionalmente distorcidas por meio de mentiras reiteradas, as chamadas “fake news”, é que vimos repudiar os ataques sofridos pelo Sinpro Guarulhos.

Desde o mês de março, o Sinpro Guarulhos tem sofrido diversos e sucessivos ataques de um perfil falso, registrado como @professora_de_verdade, na rede social Instagram. O perfil, valendo-se do anonimato, publicou comentários contendo informações falsas e de caráter difamatório, em perfil alheio ao nosso no instagram @oposiçãosinprosp, com claro propósito de difamar, constranger e distorcer a atuação sindical do Sinpro Guarulhos.

Por meio de recurso judicial, ficou constatado que o perfil fake foi criado pelo jornalista, Ricardo Paoletti, da Federação dos Professores do Estado de São Paulo (FEPESP), entidade que o Sinpro Guarulhos integra, com uso da estrutura da própria federação. Nos causa repulsa e indignação a utilização de conteúdos difamatórios, frequentemente empregados pelo – ainda insepulto – bolsonarismo, para atacar uma entidade integrante.

Diante da gravidade dos fatos, a diretoria do Sinpro Guarulhos, manifesta seu repúdio em relação aos ataques infundados dirigidos ao sindicato, assim como repudia a criação de um perfil que, sendo falso, se vale do gênero feminino para destilar mentiras e ódio, numa tentativa de impingir às mulheres traços que só persistem sob olhares e práticas machistas. Repúdio que se estende também à utilização, como método político, de perfis e comentários fakes.

A diretoria do Sinpro Guarulhos já encaminhou medidas judiciais de reparação e seguirá defendendo uma atuação política que defenda convicções pautadas na verdade dos fatos.

Outrossim, exigimos que a FEPESP cumpra seu papel de entidade representativa dos sindicatos filiados no sentido de apurar e responsabilizar os envolvidos na produção e divulgação de notícias fake, assim como assegurar que a entidade faça uma retratação formal, cuja divulgação deve ser ampla e pública.

Sinpro Guarulhos – maio de 2023