ENSINO SUPERIOR: contra-proposta patronal é menos do mesmo e assembleia de professores rejeita

0% não dá mais

No último dia 09, professores reunidos em assembleia rejeitaram mais uma vez a contra-proposta patronal.

Na proposta enviada anteriormente, eles propunham em 2023 aplicar meia inflação aos salários e agora nem essa migalha querem dar. Na nova proposta convertem todo reajuste de 2023 em abono. O mesmo que propõem para a dívida de 2022 e, nesse caso, não querem sequer pagar o valor total da dívida.

Como temos informado em nossos materiais, os salários estão arrochados e a perda de poder de compra se faz sentir no bolso de professoras e professores. 0% não dá mais!

O sindicato patronal e seus representados, estão debochando das professoras e dos professores. Querem impor uma lógica de pagamento por abono inaceitável e, por isso, professores decidiram que farão nova assembleia dia 18/05 e já decidiram pela greve caso os patrões insistam em esticar a corda.

E o dissídio de 2022, como anda?

Enquanto isso nosso dissídio de 2022 segue no STF e no TST, o último andamento foi a manifestação da Procuradoria Geral do Trabalho negando provimento ao recurso ordinário ou seja pela não manutenção da suspensão da sentença.

Só uma resposta dura, com mobilização, pode alterar esse quadro

Se ficarmos parados esperando o bom senso patronal na negociação, nada vai acontecer. Os lucros das empresas educacionais seguem aumentando. Breve passada pelos cadernos de economia demonstra resultados bem diferentes da crise que eles alegam.

A situação é grave. Se em 2020 seu salário era de R$1000,00, agora ele é de R$1040,00. A inflação do período, em conta simples, chega a quase 30% e seu salário foi reajustado pela última vez em janeiro de 2022 em 4%.

Por isso, a resposta precisa ser nossa mobilização e a organização da greve como forma de exigir a reposição da inflação, um piso salarial que acabe com a farra de rebaixamento salarial e a regulamentação do trabalho docente em EaD.

Então marque na agenda: dia 18/05, às 17h, terá nova assembleia presencial no seu sindicato. Se você também acha que a situação é grave e que o trabalho docente precisa ser valorizado, participe!

Sinpro Guarulhos – maio de 2023