Campanha Salarial do Ensino Superior 2022

???? ASSEMBLEIA APROVA PROPOSTA DO TRT

O que aconteceu desde o começo de 2022

Desde o início do ano estamos em campanha salarial no ensino superior. Nossa data-base, ou seja, o mês de renovação de nossa Convenção Coletiva de Trabalho e do reajuste salarial, é março.

Apresentamos nossa pauta de reivindicação, que foi definida em assembleia de professores e professoras, na qual consta: reposição da inflação e das perdas acumuladas em 2021, regulamentação de cursos e disciplinas online (EaD), regras para “ensalamento”  (fusão de turmas), proteção de direitos autorais, entre outros pontos.

O sindicato patronal (SEMESP) não aceitou nenhuma de nossas reivindicações, sequer a reposição da inflação. De lá pra cá, em reuniões de negociação, o sindicato patronal ofereceu 3% de reajuste, depois 4% e na última proposta sequer considerou reajuste retroativo à data-base.

Para mobilizar professores/professoras e informar a comunidade acadêmica, o Sinpro Guarulhos fez visitas às faculdades, produziu materiais, realizou 6 assembleias, além de ato e aula pública. Continuamos defendendo e lutando por nossa pauta que, em termos gerais, reivindica reconhecimento e valorização.

Em 17 de agosto, diante do impasse estabelecido nas negociações, decidimos pela greve e levamos o sindicato patronal à justiça. Em 26 de agosto ocorreu a audiência de mediação com participação dos sindicatos dos professores, do sindicato patronal e da justiça do trabalho.

Nessa audiência, o mediador do tribunal propôs a chamada “cláusula de paz” que implica na retomada das negociações e na substituição da greve, prevista para o dia 05 de setembro, pelo estado de greve. Além disso, o tribunal propôs aplicação do reajuste 10,8% (INPC) retroativo à março e também propôs estabilidade de 90 dias para todos os professores do ensino superior privado. Nova audiência está marcada para o dia 15/09 e até lá outras duas reuniões de negociação ocorrerão.

No dia 31 de agosto realizamos mais uma assembleia para submeter a proposta do tribunal à apreciação dos professores, que foi aprovada pela maioria dos presentes.

É fundamental que professores e professoras do ensino superior privado continuem atentos aos comunicados do sindicato e dialogando com os colegas sobre as atuais condições de trabalho. O Sinpro Guarulhos continuará visitando as instituições para conversar com professores e explicar o andamento da campanha salarial. Porém, o mais importante é a mobilização e a organização dos professores e professoras para que juntos tenhamos força para defender nossas reivindicações e exigir reconhecimento e valorização.

✊???? Sindicato é pra lutar!

Setembro/2022