ENSINO SUPERIOR: NÃO TEM ARREGO! QUEREMOS O CUMPRIMENTO DA SENTENÇA E PAGAMENTO IMEDIATO DO REAJUSTE E DO RETROATIVO! E VAMOS COBRAR!

As aulas no ensino superior privado recomeçam e professoras e professores seguem sem reajuste.

Os donos de faculdades, sobretudo os grandes conglomerados, insistem em não cumprir a sentença alcançada em Dissídio Coletivo que prevê reajuste de 10,78% retroativos à 1º de março de 2022 com reflexo em férias e 13º. Em Guarulhos são poucas as instituições que aplicaram o reajuste e apenas uma pagou o retroativo. No lugar do cumprimento da sentença, o Sindicato patronal (Semesp) prefere travar uma guerra jurídica, elevando ainda mais a precarização das condições de trabalho e salário dos professores.

Durante a campanha salarial, os donos de IES representados pelo Semesp, apresentaram propostas inaceitáveis e muito abaixo da inflação. Tais propostas foram submetidas à Assembleia dos Professores e rejeitadas por unanimidade. Em nenhuma proposta apresentada pelo Semesp havia – ao menos – a reposição da inflação.

Com o impasse fomos obrigados a recorrer à justiça do trabalho para que mediasse uma situação, para professoras e professores, intransponível. Após duas audiências de mediação sem acordo, ingressamos com dissídio coletivo, cujo julgamento determinou a reposição da inflação e a manutenção das cláusulas sociais por 4 anos. Nada além da reposição da inflação que corroia o salário dos docentes em meses sem reajuste. Apesar disso, inconformados com a decisão judicial, o sindicato patronal e algumas instituições recorreram ao STF para suspender os efeitos da sentença.
Valendo-se, claramente do seu poder econômico, contrataram grandes escritórios de advocacia para representá-los e conseguiram suspender a sentença, deixando milhares de professores sem reajuste. Já apresentamos contestação questionando a decisão monocrática e a ação descabida do Semesp e das IES. Porque eles são indiferentes aos docentes e aos estudantes. Pensam apenas em seus lucros, mas é importante dizer que a suspensão da sentença é provisória e o que eles de fato terão é a dívida com professores e professoras, inclusive os demitidos sem reajuste e durante a estabilidade determinada pelo TRT.

NÓS VAMOS COBRAR!

CRONOLOGIA DA CAMPANHA SALARIAL 2022