Ontem, dia 15/05/2024, foi assinado o Comunicado Conjunto entre o Sinpro Guarulhos e o Semesp que anuncia uma trégua na difícil luta que enfrentamos para garantir que os reajustes de 2023 e 2024 fossem pagos na folha de pagamento, preservando o conjunto de direitos dos professores. As decisões aprovadas na assembleia podem ser conferidas no Comunicado Conjunto.
Essa luta se deu em razão de uma decisão de professores e professoras de Guarulhos que não aceitaram anistiar dívidas patronais, decorrentes do atraso nas negociações. E deixamos claro ao longo da negociação: não admitimos o uso de PLR ou abono para pagamento de dívida, porque isso representa prejuízo direto aos e às docentes e também aos serviços públicos financiados com recursos da Previdência e do FGTS. Queremos salários sim, mas também queremos uma Previdência forte e recursos para o FGTS.
Professoras e professores que participaram desta luta, seguraram a bronca de encarar salários defasados e diferentes formas de assédio, que muitas vezes utilizavam como referência acordos firmados em outras bases para pressionar professores contra o sindicato. Ficaram firmes e demonstraram sua força e seu apoio ao sindicato.
Além disso, o jurídico do sindicato, Dra. Amanda e Dr. Gabriel, não arrefeceram diante das investidas de muitas IES e também não deram descanso empregando todos os recursos jurídicos possíveis.
Estivemos em muitas IES e pudemos estreitar os laços de luta com os docentes. Isso significa que estamos mais fortalecidos para defender os pontos de pauta que serão discutidos ainda este ano: abrangência, EaD e piso salarial.
E sabemos que isso é pouco: precisamos de aumento real e de valorização da carreira. Seguimos em frente com a convicção de que juntos somos mais fortes.
VALEU A LUTA ATÉ AQUI!
MERECEMOS MAIS!
Acesse o comunicado através do link: https://sinproguarulhos.org.br/wp-content/uploads/2022/08/Convencao-Coletiva-de-Trabalho-do-Ensino-Superior-2023_2024-Comunicado-Conjunto-SEMESP.pdf
Maio 2024