PROFESSORES E PROFESSORAS DO ENSINO SUPERIOR TÊM ASSEMBLEIA NO SÁBADO

 

     No próximo sábado, dia 29 de maio, professores e professoras do ensino superior privado irão se reunir em assembleia para debater e deliberar sobre os rumos da campanha salarial. Importante lembrar que a campanha salarial começou no início de 2020 e até agora ainda carece de resolução.

 

    Quanto às questões econômicas, a proposta que será apresentada à assembleia consiste nos seguintes termos:

 

- reajuste em 2020: 0%

- reajuste em 2021: 0%

- reajuste em janeiro de 2022: 4%

- PLR ou abono especial de 50% de um salário pagos em 2 parcelas: em julho e outubro de 2021.

 

     Em relação às demais cláusulas a proposta patronal prevê adequação de algumas cláusulas da CCT para incorporar as MPs 936 (convertida na lei 14.020) de 2020 e a atual 1.045 que poderá ser convertida em lei.

 

     O Sinpro Guarulhos, durante a pandemia, tem realizado assembleias com professores da IES privadas de Guarulhos e acompanhado os muitos e diferentes problemas que eles têm enfrentado, porém os problemas que afetam o ensino superior são anteriores à crise sanitária e já indicavam processos de precarização do trabalho docente, redução de postos de trabalho e fragmentação da categoria. O avanço do uso de tecnologias na educação e o aumento avassalador de cursos e disciplinas na modalidade EaD tem levado à progressiva substituição de professores por tutores, que não raro desempenham trabalho docente.

 

     Soma-se a este quadro a fragilização dos contratos de trabalho que beiram a informalidade através de contratos por tempo determinado ou por demanda, compra de conteúdos para disciplinas e cursos, insegurança quanto às regras de direito autoral, de uso de imagem e de propriedade intelectual dos docentes.

 

     Nesse cenário, a proposta apresentada representa arrocho salarial e não avança na regulamentação do EaD, nesse sentido fragiliza ainda mais as condições de trabalho de professores e professoras do ensino superior privado. De outro lado, o setor educacional privado tem divulgado dados que indicam que a crise que todos nós enfrentamos, os atingiu também e se vale dessa condição para impor mais precarização aos professores e professoras.

 

     Diante disso, é fundamental a participação de todos e todas na assembleia deste sábado, para que juntos possamos avaliar a proposta apresentada e discutir os rumos da campanha salarial.

 

    Marque na sua agenda, converse com os colegas sobre os rumos de nossa categoria e participem.

 

SÁBADO, 29/05, às 10h

Assembleia virtual de professores e professoras do ensino superior.

 

✊🏾 Sindicato é pra Lutar!

Sinpro Guarulhos