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PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS

Os PCN são referências para os Ensinos Fundamental e Médio de todo o país. Seu objetivo é garantir a todas as crianças e jovens brasileiros, mesmo em locais com condições socioeconômicas desfavoráveis, o direito de usufruir do conjunto de conhecimentos reconhecidos como necessários para o exercício da cidadania. Não possuem caráter de obrigatoriedade e, portanto, pressupõe-se que serão adaptados às peculiaridades locais.

A própria comunidade escolar de todo o país já está ciente de que os PCN não são uma coleção de regras que pretendem ditar o que os professores devem ou não fazer. São, isso sim, uma referência para a transformação de objetivos, conteúdos e didática do ensino.

Ensino Fundamental – 1.ª a 4.ª série

Têm como objetivo estabelecer uma referência curricular e apoiar a revisão e/ou elaboração da proposta curricular dos estados ou das escolas integrantes dos sistemas de ensino. Os PCN de 1.ª a 4.ª série estão divididos da seguinte forma: Introdução aos PCN, Língua Portuguesa, Matemática, Ciências Naturais, História e Geografia, História e Geografia, Arte, Educação Física, Temas Transversais, Apresentação, Temas Transversais, Ética, Meio Ambiente, Saúde, Pluralidade Cultural, Orientação Sexual.

Ensino Fundamental — 5.ª a 8.ª série

Estabelecem, para os sistemas de ensino, uma base nacional comum nos currículos e servem de eixo norteador na revisão ou elaboração da proposta curricular das escolas. Estão divididos da seguinte forma: Introdução aos PCN, Língua Portuguesa, Matemática, Ciências Naturais, Geografia, História, Arte, Educação Física, Língua Estrangeira, Temas Transversais, Apresentação, Temas Transversais — Ética, Temas Transversais — Pluralidade Cultural, Temas Transversais — Meio Ambiente, Temas Transversais — Saúde, Temas Transversais — Orientação Sexual, Temas Transversais — Trabalho e Consumo, Temas Transversais — Bibliografia

Ensino Médio

Os PCN para o Ensino Médio têm por objetivo auxiliar os educadores na reflexão sobre a prática diária em sala de aula e servir de apoio ao planejamento de aulas e ao desenvolvimento do currículo da escola. Os documentos estão assim apresentados: Bases Legais; Linguagens, Códigos e suas Tecnologias (Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Educação Física, Arte e Informática); Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias (Biologia, Física, Química, Matemática); Ciências Humanas e suas Tecnologias (História, Geografia, Sociologia, Antropologia, Filosofia e Política).

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

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